Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Social Cultural Group Listening
Social Cultural Group Listening é uma abordagem que combina a escuta atenta às dinâmicas sociais e culturais em comunidades ou grupos específicos. Essa prática envolve monitorar e analisar conversas, tendências e comportamentos nas redes sociais e outros espaços digitais para entender melhor as necessidades, preocupações e interesses das pessoas.
O objetivo do Social Cultural Listening é captar insights que podem informar estratégias de comunicação, marketing ou desenvolvimento de produtos. Isso ajuda as organizações a se conectarem de forma mais autêntica com seu público, respeitando suas culturas e contextos sociais. Além disso, essa prática pode revelar oportunidades para engajamento e inovação, permitindo que as marcas se posicionem de maneira mais relevante e sensível às realidades de diferentes grupos.
Por exemplo, um dos meus clientes foi uma empresa de motoristas de aplicativo. Realizamos um projeto de 7 meses onde montei e capacitei time e, juntos, entramos em mais de 350 grupos de motoristas, e lá tivemos a oportunidade de detectar diversos insights valiosos para a marca. A maioria deles foi novidade para a companhia.
Outra oportunidade também foi uma concorrência para uma marca de beleza, onde mapeei dezenas de grupos sobre cabelo e de cultura pop para entender as oportunidades para a marca atuar neles.
Também realizei uma concorrência para uma empresa de mobile games em terceira pessoa, onde mapeei e monitorei dezenas de comunidades, gerando insights muito relevantes sobre determinado jogo da empresa. Trazendo assim um novo olhar sobre os jogadores, bem como oportunidades de ativação de marca direto onde o público alvo se encontra.
Acredito muito que só o Social Listening não ajuda muito as marcas. É preciso fazer Social Cultural Listening também, pois é nesses grupos e comunidades onde as pessoas se sentem mais confortáveis de falar bem ou mal de determinado serviço ou marca.










